Barba: pintar ou não pintar?

Tingir ou deixar os fios brancos no rosto?O portal Barbearia Digital te apresenta as opções para você ficar de boa com a sua auto-estima: dando cor ou deixando a barba grisalha

Barbershop
Data: 21 de março de 2017
arte barbearia digital -29

Alguns dizem que é charme, já outros ficam extremamente incomodados quando os fios brancos saltam da cabeça e começam a preencher a nossa barba. E aí, o que fazer? Antes de tomar uma decisão é importante saber que o mercado de cosméticos estará do nosso lado, seja qual for a solução: pintar ou deixar os fios grisalhos

 

Para quem se incomoda com a barba grisalha, mesmo que sejam alguns poucos fios, a pintura é uma alternativa real. Ela deve ser feita por profissionais e com tinturas específicas para os pelos faciais. E esse detalhe é fundamental, segundo a dermatologista Márcia Purceli. “A pele do couro cabeludo é muito mais resistente que a pele do rosto, portanto, a química das tintas de cabelo pode irritar muito mais na região da barba”, explica a médica.

 

Definida a pintura como solução, é hora de pensar na cor. O barbeiro Marcos Saraiva, que possui uma barbearia no bairro Vila Carrão, em São Paulo, diz que a escolha é do cliente, “mas a orientação é buscar uma cor que mais se aproxime da tonalidade da sua barba natural”. Para isso a indústria das tintas já produziu tonalizantes para barba em 7 cores: castanho claro, médio, escuro, preto, preto azulado, loiro e ruivo.

 

O barbeiro não revela a marca utilizada em seus clientes, mas o portal Barbearia Digital fez uma busca nas prateleiras de lojas de produtos para beleza e descobriu algumas tinturas específicas para os pelos masculinos.

 

Camuflar

 

Se a palavra “pintar” é estigmatizada, os espaços masculinos buscaram e adotaram novos termos. Brasil a fora você poderá encontrar barbearias falando em “pigmentar” ou, até mesmo, “camuflar”. Neste caso, certamente, o estabelecimento desenvolve a técnica que utiliza a henna: além de colorir os fios brancos, ela cobre as falhas dos pelos na pele.

 

Para o químico especialista em cosmetologia Celso Martins Jr. essa ainda é a melhor opção. “A henna o recurso cosmético mais interessante para essas áreas mais sensíveis como barba e bigode. Não é um produto agressivo e pode ser usado com alguma constância”.  A médica Márcia Purceli concorda e explica que isso se dá pelo fato do produto não promover a descoloração. “A henna é um pigmento que se deposita e você não tem aquela descoloração que é muito agressiva no fio”, justifica a dermatologista.

 

De fato a técnica utilizando a henna chegou com força nas barbearias. Mas, cuidado! Nada de ficar com aquele visual “passei carvão no rosto”. A precisão do design é fundamental para deixar você com aquele aspecto natural [desejo quase unânime entre nós quando pensamos em fazer algo estético].

 

Portanto, antes de adotar a camuflagem, nossa dica é observar aspectos que envolvem a saúde e a aparência. Escolha uma barbearia que assegure o uso de produtos adequados e inspecionados pela Vigilância Sanitária; e que conte com os serviços de um barbeiro expert em design de barbas.

 

O procedimento leva cerca de meia hora e o resultado dura entre 15 dias e um mês.

 

O portal Barbearia Digital percorreu as 5 regiões do Brasil e listou barbearias que oferecem bons serviços de camuflagem com henna. Descubra quanto custa para ficar em dia com o visual da barba em Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.

 

arte barbearia digital -31

 

Se você é dos mais tradicionais e decidiu assumir a barba branca, é importante saber que ela também irá te exigir cuidados. Fatores como a poluição, a nicotina do cigarro, entre outros, acabam deixando o pelo com o tom amarelado [nada bonito, desculpa a sinceridade].

 

Neste caso o “ajuste” se chama matização. O procedimento é feito com produtos específicos para pelos brancos e grisalhos, que neutralizam o amarelo dos fios através de um tonalizante roxo [cor dos produtos matizadores].

 

Lembra aquela dica de procurar um bom profissional? Multiplique por mil neste caso. Se o seu barbeiro não souber administrar o produto você poderá ficar com a barba azulada.

 

arte barbearia digital -30

Eles aderiram à barba grisalha e fazem o maior sucesso com a mulherada. [Fotos: reprodução internet]

Alguma dúvida em relação à sua barba? Pode falar! Procure nossos canais no Facebook [Barbearia Digital] e no Instagram [@barbeirodigital] e fale qual tema você gostaria de ver aqui em nosso portal. Se preferir, encaminhe e-mail para nosso editor: leandro@barbeariadigital.com.br

Barbeiro Digital