Autoexame da mama em homens

Um importante aliado na prevenção do agravamento do câncer de mama em nós

Saúde
Data: 22 de outubro de 2019
banner

Prenda a respiração por alguns segundos se você sabia que o autoexame das mamas, tão difundido entre as mulheres, também é um aliado da saúde masculina. Prenda a respiração para, em seguida, bradar a informação. Conforme detalhamos em nossa matéria da semana passada, o número de homens que morrem em virtude das complicações da doença tem aumentado. Cabe a nós, portanto, o alerta: irmão, o autoexame das mamas é importante, sim!

Segundo a mastologista Maira Caleffi, presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul [Imama], “o homem tem de ser incluído nas campanhas de conscientização e tem de tomar certos cuidados semelhantes aos que as mulheres adotam, como fazer autoexame de três em três meses e procurar um mastologista assim que detectar uma íngua embaixo do braço ou uma ferida na glândula”.

Além das características citadas pela mastologista, outros sinais servem de alerta quando detectados no toque à região do peitoral:  inchaço, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo, vermelhidão ou descamação na região do mamilo; e inchaço ou linfonodos na região das axilas.

Embora importante, o autoexame não é o suficiente para diagnosticar a doença. Exames como a mamografia e a biopsia são fundamentais para o diagnóstico e a escolha do tratamento a ser seguido.

O portal Barbearia Digital segura em sua mão e te ajuda com o passo inicial. Faça, hoje mesmo, o seu autoexame das mamas. É simples:

 

AUTOEXAME

 

 

Fonte: Natal Scorpions; Oncoguia;

Barbeiro Digital