10 dicas para sua caminhada

Pesquisadores descobriram mais importante benefício da caminhada. Nós te oferecemos as dicas para você começar a caminhar hoje mesmo!

Esporte
Data: 25 de abril de 2017
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Praticamente todo mundo já ouviu falar que caminhar faz bem para a saúde, mas um grupo de pesquisadores da Universidade Highlands do Novo México, EUA, encontrou mais um inusitado benefício da prática. Segundo eles, “o impacto dos pés no chão produz ondas de pressão nas artérias que alteram significativamente o suprimento de sangue para o cérebro, podendo ajudar a aumentá-lo”.

 

Até pouco tempo atrás, achava-se que o fluxo de sangue para o cérebro era regulado de forma involuntária pelo corpo, sendo pouco afetado por mudanças na pressão causadas por exercícios. Recentemente, no entanto, cientistas da mesma universidade americana e de outras instituições descobriram que o impacto dos pés no chão durante a corrida geravam forças equivalentes a entre quatro e cinco vezes a da gravidade terrestre. Estas forças, por sua vez, produziam ondas de pressão nas artérias que se sincronizavam com a frequência cardíaca e o ritmo das passadas, regulando a circulação de sangue no cérebro de forma dinâmica.

 

Mas, você deve estar se perguntando sobre a importância desse fluxo sanguíneo. Porque essa descoberta é importante e vai fazer milhares de pessoas caminharem mais?

 

O fluxo de sangue no cérebro humano é fator preponderante para a manutenção da saúde. Estando desregulado pode ser causador de males mais simples, como a síncope [quando há  perda súbita de consciência, com reduzida duração, perda de força muscular, incapacitando o paciente de ficar em pé] até doenças mais graves como a isquemia cerebral e o AVC.

 

O resultado do estudo é recebido com bastante otimismo pelos profissionais da Saúde, mas eles são cautelosos quanto aos efeitos milagrosos. É necessário investigar mais. Porém, aumentando o fluxo de sangue no cérebro ou não, a corrida já é, comprovadamente, um excelente exercício físico, com efeitos eficazes na redução da gordura corporal, aumento da capacidade cardiovascular e pulmonar, reduz a osteoporose, além de melhorar os quadros de ansiedade e tensão.

 

Mas, atenção! Assim como toda e qualquer prática esportiva, a caminhada requer alguns cuidados para não se tornar um risco a sua saúde. O portal Barbearia Digital elencou 10 dicas para você caminhar e turbinar o fluxo sanguíneo em seu cérebro.

 

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