Bola de Ouro: Neymar concorre ao título da FIFA

Fifa anuncia finalistas de prêmio do melhor do mundo. Após 8 anos, Brasil volta a ter representante no pódio

Esporte
Data: 30 de novembro de 2015
Créditos: Reprodução/Forbes

Gol do Brasiiiiiiil! Em tempos de escassez [há oito anos nem concorríamos ao prêmio], o fato de termos Neymar disputando o título de número 1 do mundo já é motivo para comemorar.

A Fifa anunciou hoje (30), em cerimônia transmitida pela internet, os três finalistas do prêmio Bola de Ouro 2015. Além do brasileiro, disputam o recordista Lionel Messi, [que já levou o título quatro vezes] e Cristiano Ronaldo [vencedor dos últimos dois anos].

 

Sente a pressão! O argentino Messi já levou o prêmio 4 vezes! (Créditos: Reprodução/Internet)

Sente a pressão! O argentino Messi já foi o melhor do mundo 4 vezes! (Créditos: Reprodução/Internet)

 

O grande campeão será conhecido no tradicional evento de gala, que nesta edição acontecerá no próximo dia 11 de janeiro, na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

 

O último vencedor, Cristiano Ronaldo, também já teve a sua oportunidade de levantar a bola de ouro. Será que agora é a vez de Neymar? (Créditos: Reprodução/Internet)

O último vencedor, Cristiano Ronaldo, também já teve a sua oportunidade de levantar o troféu. Será que agora é a vez de Neymar? (Créditos: Reprodução/Internet)

 

Neymar Jr. põe fim ao amargo jejum dos jogadores brasileiros que tiveram sua última representação na competição com Kaká, em 2007.

O desempenho de Neymar durante o período válido para a votação [22 de novembro de 2014 até 20 de novembro de 2015] foi o suficiente para sua participação na disputa: 44 gols e 13 assistências em 60 jogos.

 

Outros canarinhos

 

Neymar é o sétimo representante do Brasil entre os finalistas do prêmio.

Romário venceu a disputa em 1994 e Ronaldo Fenômeno foi o campeão dos anos de 1996, 1997 e 2002. Rivaldo levou o troféu em 1999. Já Ronaldinho Gaúcho ergueu a taça em dois anos consecutivos: 2004 e 2005.

Kaká foi o último dos nossos, levando a classificação em 2007. Roberto Carlos não foi campeão, mas ficou em segundo lugar no ano de 1997, quando tivemos dois brasileiros na disputa.

 

Depois de Kaká, em 2007, será que teremos um novo brasileiro como melhor do mundo? (Créditos: Reprodução/Internet)

Depois de Kaká, em 2007, será que teremos um novo brasileiro como melhor do mundo? (Créditos: Reprodução/Internet)

 

Os oito troféus conquistados ainda colocam o Brasil como recordista de conquistas. Será que Neymar levará seu primeiro título de melhor jogador de futebol do mundo?

 

Mais prêmios

 

Fifa anunciou, ainda, os finalistas de outras três categorias. Os espanhóis Luis Enrique, do Barcelona; Guardiola, do Bayern de Munique; e Jorge Sampaoli, do Chile, disputam o troféu de melhor treinador do mundo [Cadê o Dunga, rs!].

Campeã do mundo com os Estados Unidos, Jill Ellis é a favorita na disputa com o galês Mark Sampson, da Inglaterra, e Norio Sasaki, da Japão, entre comandantes de equipes femininas. Já Carli Lloyd, dos Estados Unidos, Aya Miyama, do Japão, e a alemã Célia Sasic concorrem na categoria jogadora.

Barbeiro Digital