Contagem regressiva: o ano olímpico começou

Citius. Altius. Fortius! Decore o lema, o ano olímpico do Brasil começou e as Olimpíadas do Rio estão chegando!

Esporte
Data: 4 de janeiro de 2016
(Créditos: Reprodução/Internet)

2016 vai ser um ano e tanto para quem não vive sem esportes. A virada de ano que mal acabamos de comemorar trouxe mais do que esperança.

No momento dos fogos, não era só mais um ano novo que se iniciava, mas um ano olímpico, o ano olímpico do Brasil, que se prepara para ser o primeiro país na América do Sul a receber uma edição das Olimpíadas, o maior evento esportivo do mundo, com início marcado para o dia 5 de agosto.

Natação, futebol, atletismo, o Rio de Janeiro, sempre quente, vai ferver ainda mais com as competições e as delegações que vão chegar dos mais diversos países e pontos do globo para “morar” na cidade maravilhosa por quase um mês.

O brilho das medalhas vai se misturar à luz do sol, que do alto, vai iluminar a festa na cidade que está sempre linda, mas vai ficar muito mais. Aqui embaixo, Vinicius, o mascote que leva o nome do poeta carioca só aguarda o fim de uma contagem regressiva que já começou.

 

A Cidade Maravilhosa está de braços abertos para sediar as Olimpíadas 2016. (Créditos: Reprodução/Internet)

A Cidade Maravilhosa está de braços abertos para sediar as Olimpíadas 2016. (Créditos: Reprodução/Internet)

 

Não deixe o samba morrer, não deixe a chama apagar

 

Não basta saber que 42 esportes vão fazer parte dos Jogos Olímpicos no Rio, ainda tem novidades, entre elas, a volta de duas modalidades: O Rugby, que ficou fora dos jogos por 92 anos, e o Golfe, que volta depois de 112 anos de ausência.

Mas, novidades à parte, o que melhor para deixar o país anfitrião no clima dos jogos do que a tocha olímpica? O símbolo da união entres os jogos da antiguidade e os da era moderna vai passar por mais de 300 cidades brasileiras.

A viagem da chama começa na Grécia, cerca de 3 meses antes da abertura dos jogos. Por aqui, a tocha viaja nas mãos de condutores voluntários (que terão seus nomes divulgados em fevereiro), até chegar em seu destino final, o Rio de Janeiro.

 

 

Para não ficar de fora…

 

Roupas, brinquedos, colecionáveis e diversos tipos de acessórios, a gama de produtos licenciados dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro é considerável, mas, claro, o interesse principal está mesmo nos ingressos, que podem ser comprados pela internet, no site oficial dos jogos.

Os 7,5 milhões de ingressos vão de R$ 40,00 (para jogos de futebol) a R$ 3.000,00 (para a cerimônia de encerramento. No site do evento, é possível escolher todos os detalhes da competição a que se quer comparecer, com acesso a informações de lugares e até mesmo se é um evento com ou sem cerimônia de premiação.

Para quem está fora do Brasil, mas vai estar pelo Rio em agosto e não quer perder a chance de comparecer aos jogos, o site também oferece uma lista de vendedores oficiais em outros países. Para completar a lista de facilidades, também é possível escolher uma entre diversas formas de pagamentos.

 

 

… Ou para ficar por dentro?

 

Mas se não for suficiente ver o maior evento esportivo do planeta das arquibancadas, você não só pode chegar mais perto como pode ser peça fundamental para o bom funcionamento dessa grande festa. Sabe como? Fazendo parte do programa de voluntários das olimpíadas.

Serão 70 mil voluntários, distribuídos em 9 áreas, que poderão atuar dentro e fora das competições, com seleção programada para começar ainda no mês de janeiro. Ficou interessado? É só se inscrever no site oficial do programa de voluntários. Não custa nada tentar, não é?

 

Respeito, amizade e excelência: os valores do movimento olímpico. (Créditos: Reprodução/Internet)

Respeito, amizade e excelência: os valores do movimento olímpico. (Créditos: Reprodução/Internet)

 

E não acaba quando termina

 

Quando chegar o dia 21 de agosto e os Jogos Olímpicos forem embora, deixando lembranças e o orgulho de ser parte do país anfitrião de uma festa enorme e bonita, a luz no fim do túnel da saudade será o próprio futuro, e um bem próximo por sinal.

O futuro no mês seguinte, setembro, trará os Jogos Paralímpicos, que começam no dia 7 de setembro, mesma data em que o Brasil comemora sua independência. Coincidência ou não, a data é mais que significativa, tanto quanto os jogos que vão começar no mesmo dia.

Então marque as datas em seu calendário novo, porque o ano de 2016 mal começou, mas já promete!

Barbeiro Digital