Entramos na onda do Crossfit

O Crossfit invadiu a vida dos amantes das práticas esportivas e inaugurou milhares de academias [ou seria galpões?!] pelo Brasil. O portal Barbearia Digital saiu do sedentarismo, enfrentou um treino e te mostra os benefícios e os riscos da prática

Esporte
Data: 23 de março de 2017
arte barbearia digital -33

Não tem jeito. Como diz a música do MC G15, “deu onda”. A prática do Crossfit invadiu o território brasileiro e se instalou na rotina daqueles que buscam atividades físicas para além da já tradicional musculação.

 

A modalidade é um programa de treinamento de condicionamento e força que possui suas bases fincadas em exercícios funcionais e de movimentos naturais. Porém, engana-se quem pensa que esse “peso” é leve. A prática une exercícios de alta intensidade com ossprints: treinos intercalados que possuem a missão de desenvolver múltiplas capacidades físicas [e te deixar com a língua de fora].

 

O Crossfit [que nasceu nos Estados Unidos, em 1995] é uma criação de Greg Glassman, que pretendia originar um programa que desenvolvesse habilidades físicas e psicológicas. Segundo ele, deu certo! A modalidade afirma trabalhar 10 capacidades essenciais para a saúde: resistência cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, velocidade, potência, coordenação, equilíbrio, agilidade e precisão.

 

Para tudo isso, correr, levantar peso, saltar obstáculos, pular cordas, subir escadas, remar, se penduram em barras e argolas, dar cambalhotas, arremessar bolas na parede e empurrar pneus [ufa!] são apenas algumas das possibilidades.

 

Foto 2 cross

 

Na prática

 

Especialistas em esportes afirmam que o Crossfit traz grandes benefícios para o corpo. O esforço repetido garante a redução de medidas e a definição da massa corporal, com ganho de massa muscular. O personal trainer Pietro Vasco vai além. “Ele melhora, inclusive a autoestima, colaborando com o aumento da energia e uma alta demanda metabólica”, conclui o educador físico.

 

Mas, nem tudo são flores na modalidade que se tornou febre no Brasil e no mundo. Estudos apontam um grande número de lesões ocasionadas pelos exercícios quando praticados de modo errado: sem o autoconhecimento do corpo e cometendo exageros.

 

Segundo Pietro, “é fundamental saber escutar o que o próprio corpo diz e parar quando perceber que já está passando do limite. E sempre que tiver um problema físico ou perceber que não consegue executar determinada série informar ao seu treinador”.

 

Mas, quais são os sintomas? Que sinais o corpo emite quando já chegou ao limite? Tontura, ânsia de vômito e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas que podem sugerir que você deve começar a maneirar. Porém, não dá para precisar quando eles irão surgir no seu treino. Os organismos são diferentes e variam, principalmente, de acordo com a sua resistência física.

 

Foto 1 cross

 

Aderimos!

 

A equipe do portal Barbearia Digital resolveu sair do sedentarismo e enfrentou um treino de Crossfit. Acompanhados de um profissional educador físico listamos, após sentirmos na própria pele, nossas orientações e percepções da modalidade para você que é um iniciante no treino.

 

Confira nosso top 5 salva-vidas:

 

arte barbearia digital -34

Barbeiro Digital