Fim de uma era

A Volvo, icônica montadora sueca, homenageou o craque Ibrahimovic que, assim como Messi, também anunciou sua aposentadoria da Seleção

Esporte
Data: 29 de junho de 2016
[Créditos: Divulgação]

Não têm sido dias fáceis para o futebol mundial. Após a derrota para o Chile, na final da Copa América Centenário, o craque Messi anunciou uma possível aposentadoria da Seleção Argentina, equipe com a qual o craque não alcançou nenhum título no time principal.

Antes da derrota argentina, a Suécia já havia, na última semana, amargado a eliminação na Eurocopa 2016, diante da Bélgica e, antes de Messi, era a aposentadoria de outro craque de sua própria seleção que já estava selada: a de Ibrahimovic.

Com um único ponto conquistado, a Seleção Sueca se despediu precocemente do campeonato ainda na fase de grupos e frustrou a expectativa de que o último jogo de Zlatan pela equipe fosse uma emocionante disputa no mata-mata.

Em defesa do craque, que marcou 62 gols em 116 partidas pela seleção, a aposentadoria do uniforme azul e amarelo – sobre a qual já se falava desde março – foi anunciada na terça, um dia antes da partida e também da queda.

 

Sem títulos conquistados pela Suécia, Ibrahimovic saiu de campo como o maior artilheiro da história da seleção e o sexto jogador a vestir mais vezes a camisa da equipe. [Créditos: Reprodução/Internet]

Sem títulos conquistados pela Suécia, Ibrahimovic saiu de campo como o maior artilheiro da história da seleção e o sexto jogador a vestir mais vezes a camisa da equipe. [Créditos: Reprodução/Internet]

 

Ainda assim, o anúncio prévio não torna mais fácil a despedida de um dos maiores nomes da história do futebol, tanto no país quanto fora dele, e as homenagens, mais que adicionais, se tornam necessárias.

Como a da Volvo, que, antes mesmo do início do torneio, já havia iniciado a homenagem com a divulgação do vídeo Prólogo, onde o jogador relembra, emocionado, histórias de família e a infância, além do próprio começo de carreira. Assista:

 

 

Com a concretização da aposentadoria, a Volvo – novamente ela – lançou Epílogo, filme de quatro minutos onde o craque vai para casa em Malmö, sua cidade natal, junto de sua família, a bordo de um V90. Confira:

 

 

Um novo e anunciado capítulo na história de um importante, controverso, amado e odiado craque, cuja história certamente poderia render um livro.

Barbeiro Digital