Qual arte marcial é a mais adequada para você?

Já pensou em praticar alguma arte marcial, mas está com dificuldade de escolher? Te ajudamos!

Esporte
Data: 22 de março de 2016
[Créditos: Reprodução/Internet]

Praticadas há milênios, as artes marciais jamais saíram de moda. Aprender a se defender, perder peso, ganhar autoconfiança e autodisciplina: são variados os motivos pelos quais as pessoas as procuram e a grande quantidade de modalidades existentes dificulta a tarefa de escolher qual delas praticar.

A seguir, elencamos as modalidades mais procuradas no Brasil. Também te oferecemos algumas dicas para ajudar você a fazer a escolha certa.

*Quanto maior o número de pontos no quesito disponibilidade (1 a 5), significa que o número de escolas no país é maior, porém não leva necessariamente em conta as realidades locais.

**Quanto maior a pontuação do custo (também de 1 a 5), mais acessível é a arte marcial, considerando-se as despesas com mensalidade, roupa e equipamentos necessários para a prática.

 

 

Jiu-Jitsu

 

Se você busca acima de tudo técnicas de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu pode ser a opção mais adequada. A especialidade desta arte marcial é desvencilhar-se de golpes desferidos pelo adversário, imobilizando-o e usando sua força contra ele próprio.

Se você é magro, não se preocupe: por requerer mais técnica do que força, o Jiu-Jitsu é super indicado para pessoas com tipo físico menos avantajado. Aqui, o maior não é necessariamente o mais forte.

 

arte barbearia digital - esporte 01

 

 

Judô

 

Também dedicada sobretudo à defesa pessoal, o judô é adequado para diversas faixas etárias, bem como para iniciantes em artes marciais.

Costuma ser muito indicado para crianças e pré-adolescentes, por ser pouco “violenta”e não exigir muita força nem tanta perícia nos movimentos, além de treinar o equilíbrio e melhorar a rapidez das respostas do cérebro.

 

arte barbearia digital - esporte 02

 

 

Taekwondo e Kung Fu

 

Particularidades à parte, ambas têm em comum o fato de exigirem mais fluidez e beleza nos movimentos, com uma variedade mais rica destes, e sem tanta preocupação com a defesa pessoal em si mesma. Para isso, exigem muita disciplina.

O Taekwondo trabalha mais os membros inferiores. No Brasil, o número de academias que as oferecem (em especial o kung-fu) não é tão grande em comparação com outras artes marciais mais populares, o que pode refletir no custo.

 

arte barbearia digital - esporte 03

 

 

Karatê

 

Com ênfase em socos e chutes, mas sem a graciosidade de movimentos das modalidades anteriores, é, assim como o judô, indicado para crianças, adolescentes ou adultos. Ensina mais o ataque que a defesa.

 

arte barbearia digital - esporte 04

 

 

 

Kickboxing

 

Quer estar pronto para uma briga, mas sem paciência para as regras rígidas das artes orientais? O kickboxing pode ser um ótimo meio-termo. Luta em pé, com ênfase em combate, envolve tanto socos como chutes, além de desenvolver técnicas de defesa.

Treina uma variedade imensa de golpes. Requer, porém, muita prática para adquirir habilidade, e talvez não seja o mais indicado para iniciantes, tampouco para menores de 16 anos.

 

arte barbearia digital - esporte 05

 

 

MMA

 

Assim como o Kickboxing, o MMA atrai aqueles interessados em aprender a lutar sobretudo em pé, com ampla variedade de golpes.

O MMA, entretanto, por ser uma mistura de diversas artes marciais, também envolve muita luta no chão – o que faz com que ganhe do Kickboxing em dificuldade, mas perca em dinamismo. Mais indicado para maiores de 16 anos, por ser considerado complexo e agressivo.

 

arte barbearia digital - esporte 06

 

 

Muay Thai

 

Arte marcial singular de origem tailandesa, tem se popularizado bastante no Brasil nos últimos anos, tanto entre homens quanto entre mulheres (devido à fama de fazer perder peso). Trabalha tanto braços quanto pernas, em movimentos ordenados e direcionados.

Aprende-se a usar partes duras do corpo, como joelhos, calcanhares e cotovelos, como verdadeiras armas em um combate – por isso, também é muito indicado para quem quer ficar bom de briga. Assim como as duas artes anteriormente mencionadas, não costuma ser indicado para menores de 16 anos.

 

arte barbearia digital - esporte 07

Barbeiro Digital