Te ensinamos a mandar bem no Enem

Dicas simples mas capazes de levar à Universidade. Confira!

Cultura e Educação
Data: 31 de outubro de 2016
arte-barbearia-digital-06capa-06

No próximo final de semana milhares de brasileiros saem rumo às universidades. Em todo o País será aplicada a prova do Enem que, desde alguns anos atrás, serve como ingressos à diversas universidades públicas e privadas.

 

O que todos querem saber é: o que fazer para mandar bem no Enem? Fomos em busca de dicas para te dar aquela ajudinha e descobrimos que, como o Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item [TRI), ele avalia os estudantes de acordo com o nível de dificuldade das questões da prova, ou seja, as questões mais difíceis acabando possuindo maior valor diante do resultado final. Portanto, não tem jeito! São os acertos nas provas mais difíceis que vão elevar o seu resultado no exame.

 

Pela forma da nota, gera mais resultado ir bem em Matemática do que ir bem em Português, por exemplo, já que, acertando mais questões em Matemática, você consegue ter uma nota maior”, afirma o especialista Marcio Cohen.

 

Porém, se sua habilidade realmente é o português, há outra grande chance de obter bons resultados: redação. As produções textuais não são corrigidas pelos critérios do TRI. Os textos passam pela avaliação de professores corretores e representam a chance real de conseguir 1000 pontos em uma única prova.

 

Quer saber como ser “o cara” no Enem? Siga as dicas:

Dê aquele gás nas provas de Matemática e de redação. Quanto mais acertos nestas, maiores as chances de ter uma maior pontuação no resultado final.

Priorize as questões fáceis antes das difíceis. Treine a precisão na hora do exame. Acertar uma difícil e errar uma fácil pode baixar sua nota, fique atento para não acabar caindo nesse erro.

Organizar e planejar bem o tempo é fundamental! Você tem apenas 3 minutos para responder cada questão. Não corra o risco de ficar sem tempo para responder e acabar chutando.

Barbeiro Digital