Temporada 2016: Começa a festa dos estaduais

É fã de futebol? Pois fica preparado que os campeonatos estaduais estão começando. É o futebol nacional voltando com tudo em 2016!

Esporte
Data: 25 de janeiro de 2016
(Créditos: Reprodução/Internet)

Na manhã desta segunda, chegou ao fim a Copa São Paulo de Futebol Júnior [a Copinha], o Flamengo se sagrou tri-campeão em cima do Corinthians. Em um jogo que acabou indo para os pênaltis, os garotos mostraram raça e talento aos seus respectivos times e torcidas.

 

(Créditos: Reprodução/Internet)

Em 2015, o Corinthians já havia chegado à final da Copinha, depois de vitória sobre o São Paulo. (Créditos: Reprodução/Internet)

 

Agora, os olhares apaixonados dos torcedores brasileiros se voltam para os campeonatos estaduais, seja aqueles que já começaram, ou aqueles que, pelo menos, estão com data marcada.

Depois do longo período de espera das férias do futebol, em poucos dias, terá se iniciado – por completo – a temporada de estaduais, com seus clássicos disputados e uma prévia do que podemos esperar do Campeonato Brasileiro 2016, ponto alto do futebol nacional, todos os anos.

 

 

Um estadual aqui e outro ali

 

Desde o ano passado, de acordo com o calendário da CBF [entidade máxima do futebol nacional], o mês de janeiro é reservado para pré-temporada e planejamento. Só faltou avisar para as federações Pernambucana e Cearense, que já tiveram seus estaduais iniciados em 10 e 16 de janeiro, respectivamente.

Em Pernambuco, os “grandes” – Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport – só abrem suas participações no Hexagonal Final, que tem início no final do mês, dia 31. Já no Cearense, os dois maiores times do estado – Ceará e Fortaleza – só estrearam no último fim de semana, no sábado e no domingo.

Outros campeonatos que começaram no fim de semana foram os do Rio Grande do Norte e do Maranhão, além dos estaduais Alagoano e Sergipano. É o Nordeste em peso abrindo a temporada de futebol profissional em 2016!

Para a festa ficar completa, nesse fim de semana [dias 30 e 31 de janeiro], estão marcadas, ainda, as aberturas dos campeonatos Baiano, Carioca, Catarinense, Goiano, Mineiro e Paulista, entre outros!

Mas nem só de começar em janeiro vivem os campeonatos estaduais. Para além dos pequenos desrespeitos ao calendário nacional, o Acre, por exemplo, respeitou até demais. O campeonato estadual por lá só tem início dia 21 de fevereiro. E há quem tenha ido além, como o estadual Rondoniense, que só começa em 5 de março.

 

 

Para o bom torcedor, uma pré-libertadores basta

 

Para quem não se contenta com os campeonatos estaduais e ainda vê o Brasileirão um pouco distante no calendário, tem o maior campeonato sul-americano com data de estreia definida, logo ali. E quem não está ansioso para curtir os duelos cheios de emoção da Libertadores?

A pré-libertadores, aquela fase da qual todos os times tentam fugir [Corinthians, único time brasileiro a ser eliminado em uma pré-libertadores, que o diga] começa dia 2 de fevereiro. O São Paulo, representante nacional disputando essa fase, estreia dia 3, fora de casa, contra o César Vallejo, em Mansiche.

 

(Créditos: Reprodução/Internet)

(Créditos: Reprodução/Internet)

 

Já a fase de grupos vai estar aberta em 16 de fevereiro, com partidas dos grupos 1, 7 e 8. E a partir daí, haja futebol e emoção. Já diria Galvão Bueno, é teste pra cardíaco! Então prepare o seu coração que o as próximas semanas estão com aquele futebol todo!

 

Barbeiro Digital