Neobio: novidade na arte de tatuar

A natureza retratada de modo realista na pele. Conheça o Neobio!

Estilo
Data: 13 de dezembro de 2015
(Créditos: Maggie Paiva)

Símbolo das mais diversas personalidades, a tatuagem já foi usada para identificar bandidos e enfeitar poderosos; para juntar tribos e afugentar inimigos; para mostrar preferências e até mesmo para esconder imperfeições.

Em uma vertente mais contemporânea, ela se dedica a retratações exatas de elementos naturais, como espinhos e tentáculos, além de esferas: é o Neobio, técnica desenvolvida [e batizada] pelo tatuador pernambucano Erick Andrade, referência nacional diante do seu estilo autoral.

 

Erick Andrade, o artista por trás da criação do Neobio. (Créditos: Maggie Paiva)

 

O portal Barbearia Digital esteve no estúdio I Love Tattoo, em Fortaleza, para desvendar o universo impressionante do Neobio que, inclusive, já possui sua técnica retratada nas 51 páginas do livro Sketchbook Erick Andrade.

 

(Créditos: Reprodução/Sketchbook Erick Andrade)

 

Uma mistura orgânica

 

Neo vem do grego néos e significa novo. Bio, também possui origem grega, compreendendo vida. O Neobio desenvolvido por Erick é, justamente, essa mistura orgânica moderna, onde reproduzir elementos naturais de modo preciso é apenas o ponto de partida.

O que está à frente dos nossos olhos não pode ser nada mais do que exatamente aquilo, e reproduzir fielmente não passa de sua mera obrigação [sendo profissional de tatuagens]. Ser criativo é o novo desafio. Entretanto criar sendo realista é o desafio sublime”, define o tatuador que em 2009 ganhou o prêmio Revelação durante a 7ª Conferência Internacional de Tattoo, em Recife.

 

(Créditos: Maggie Paiva)

(Créditos: Maggie Paiva)

 

Em definição mais prática, Neobio nada mais é que um estilo de tatuar que capta o realismo para aprimorar a criação artística, tendo a natureza como a principal inspiração. Daí surgem, pigmentados na pela, imagens que parecem saltar a derme de tão próximas do real.

A técnica desenvolvida por Erick ainda é pouco difundida no Brasil, mas já ganhou adeptos que primam pelo ideal de reprodução circular a partir da natureza.

 

I Love Tattoo

 

Após iniciar a carreira na capital pernambucana, o pai do Neobio passou por estúdios de tatuagens em Fortaleza, até assumir o comando da equipe de tatuadores do I Love Tattoo Studio.  

O espaço conta com quatro estações de trabalho, em ambiente climatizado, e com atenção às mais altas normas e padrões de biossegurança. “Todos os materiais são descartáveis. Não somos adeptos dos materiais esterilizáveis”, esclarece Erick.

 

(Créditos: Maggie Paiva)

 

Com vista externa para o mar de Fortaleza, o estúdio tornou-se, ainda, ponto de encontro para apreciação de artes plásticas, algumas de autoria do próprio Erick que também se dedica à pintura de telas.

Segundo Ramona Santos, sócia do I Love Tattoo Studio, a ideia é “trazer exposições artísticas, assim como estimular apresentações de novos grupos e coletivos. Pode-se projetar vídeos na parede externa da loja, além de outras formas de intervenções, seja através da dança, de musicais, do grafite e das mais variadas expressões nas artes”.

O estúdio inova ainda na forma de interação com o público. Através de um número de telefone celular, é possível, por exemplo, o interessado obter, via WhatsApp [85 98104.4468], o orçamento da sua tatuagem. O cliente envia a imagem que se assemelha ao que deseja reproduzir e obtém o orçamento.

 

Tattoo School

 

Ficou interessado em enveredar pela arte de rabiscar corpos? O I Love Tattoo irá promover seu I Curso de Iniciação à Tatuagem.

A iniciativa é pioneira na capital cearense e irá formar 10 alunos através de aulas teóricas e práticas. As inscrições estão abertas no próprio estúdio e custam R$ 1.200. Os custos podem ser parcelados em até 08 vezes ou ganharão desconto os alunos que optem por pagar a vista. 

Ao todo, serão 08 aulas, com três horas de duração cada, e será realizado aos sábados, das 17h às 20h. O projeto faz parte da academia artística para tatuadores Neobio Tattoo Collective, liderada por Erick, que pretende solidificar o ensino da tatuagem para aprendizes e formar grupo de estudos, com cronogramas de aulas, rotina de workshops e troca de vivências artísticas, promovendo o debate, o ensino e o aprendizado.

 

arte-barbearia-digital-tatoo-02

Barbeiro Digital