O Brasil tropical de João Paulo Guedes

Cearense radicado no Canadá o estilista realiza o desejo de criar peças inspiradas no tropicalismo brasileiro

Estilo
Data: 29 de maio de 2017
arte barbearia digital -12

A vida do homem que habita o Brasil tropical foi, sem dúvidas, a principal inspiração do estilista cearense João Paulo Guedes ao desenvolver a coleção “Tropicália – Culturally Vibrant Brazil” apresentada na terceira noite do Dragão Fashion Brasil – DFB Festival.

 

A comprovação surge em aspectos que envolvem muito mais que a cartela de cores [vermelho, amarelo e laranja, que reproduzem o calor e a energia do povo brasileiro], mas a própria modelagem das peças. As calças ganharam traços de uma alfaiataria mais ajustada ao corpo e um comprimento que favorece [e muito] o uso no calor. Sabe aqueles dois centímetros de tornozelo à mostra, mas capazes de refrescar o corpo inteiro? Pois é.

 

Seja a sensação térmica ou psicológica o fato é que João Paulo Guedes parece ter mergulhado em suas memórias afetivas ao desenvolver peças que poderiam sair da passarela e caminhar até as barracas “moderninhas” da Praia do Futuro, como short`s [ou sungas] em estampas desenvolvidas exclusivamente pela marca.

 

As camisas com ares de “batinhas” parecem terem sido elaboradas para um entardecer na terra do sol, enquanto que os macacões são capazes de te levar ao trabalho menos formal ou mais autoral.

 

Autoral, aliás, que o próprio estilista afirma chegar através das texturas por ele desenvolvidas e da qualidade dos tecidos. Todos importados, porém, com a cara e as cores do Brasil.

 

Em entrevista exclusiva ao portal Barbearia Digital o estilista cearense que se consagrou na moda masculina internacional revelou seu apego às origens brasileiras. “Sempre tive o desejo de produzir uma coleção inspirada no meu país. E o momento chegou”, antecipava João Paulo Guedes momentos antes do desfile que saciou a sede nordestina de “moda na medida”, para os homens que buscam, por aqui, uma pegada autoral.

 

arte barbearia digital -11

Acessórios genuinamente cearenses compuseram a brasilidade do estilista João Paulo Guedes. [Fotos: Leandro Queiroz]

 

Se os tecidos não são brasileiros os acessórios são cearenses mesmo. De verdade! Da identidade à fabricação. As bolsas, que lembram o crochê, foram feitas à mão pela designer Marilia Cabral. Já os calçados [sandálias, sapatênis, botas e suas variações em materiais e ousadia] são obras da grife cearense Homem do Sapato, mais uma que desponta das terras alencarinas para o mundo.

Confira as principais apostas de João Paulo Guedes:

 

arte barbearia digital -14 arte barbearia digital -15 arte barbearia digital -16

 

Fotos: Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago.

Barbeiro Digital