Os noviços de Lindebergue Fernandes

As formas, a fé e a riqueza da Igreja Católica retratadas em peças que voaram longe do óbvio religioso

Estilo
Data: 1 de junho de 2017
arte barbearia digital -08

Os sinos soaram e os olhos imediatamente se voltaram para a passarela. Aquilo que parecia ser um convite aos atos sacros da Igreja Católica era, na verdade, o início da trilha sonora do desfile do cearense Lindebergue Fernandes, considerado um dos ícones do Dragão Fashion Brasil Festival.

 

A primeira aparição é, justamente, a masculina. Modelagens amplas remetiam as vestes da igreja. Os bordados em tons de dourado também nos fizeram viajar pelos tempos áureos do alto clero e suas riquezas. Já a cartela de cores trazia os tons angelicais do branco, do azul e de rosa “clarinhos”, serenos como o próprio estilista, sempre envolto à sua fé e devoção à N. S. de Fátima.

 

Fé, aliás, que não é inédita nas peças de Lindebergue Fernandes. Em 2005 o estilista abordou a temática com foco no sertanejo. “Agora penso na fé como algo mais simbólico mesmo, inspirado pela imagem das freiras e dos noviços, bem como pelos paramentos eclesiásticos”, revela o estilista que também trouxe para suas estampas os vitrais das catedrais católicas.

 

arte barbearia digital -04

Modelagens amplas e a riqueza dos bordados do alto Clero: Igreja Católica retratada na passarela de Lindebergue Fernandes. [Fotos: Leandro Queiroz]

 

Classificar o gênero das peças apresentadas por Lindebergue seria algo semelhante a discussão quanto ao sexo dos anjos. Aliás, você já reparou alguma semelhança entre as vestes usadas por freiras e padres? A passarela do estilista cearense, com camisetes longas, tecidos encorpados e pregas, traz possibilidades elegantes para homens e mulheres. Traços da moda genderless já apresentada em outras coleções, como a que discutiu identidade de gênero e, até mesmo a política do Brasil, no ano passado.

 

O jeans também surgiu nas inspirações do estilista, porém, para perder sua sisudez ganhou bordados em pérolas. Justificativa? “Sinto que está na hora de respirar um pouco o ar das alturas. Hosana, hey!”. Nós também!

 

Confira as principais participações masculinas no desfile de Lindebergue Fernandes.

 

arte barbearia digital -05 arte barbearia digital -06 arte barbearia digital -07

Fotos: Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago.

Barbeiro Digital