“Mini Corolla” chega ao Brasil

Espécie de versão menor do best-seller japonês, o sedã compacto Yaris, desembarcará por aqui em breve

Motor
Data: 21 de agosto de 2017
arte barbearia digital -11

Recém-revelado na Tailândia, o novo Toyota Yaris chega para mirar mercados emergentes [como o Brasil] nos quais o Corolla, modelo mais vendido da marca em todo o mundo, se situa em uma categoria superior.

 

Para quem acompanha as vendas de carros no mercado local, não surpreende que a montadora nipônica nos tenha eleito como uma de suas prioridades para o Yaris: o conceito da Toyota entre os brasileiros é excelente, e há muitos anos a marca é líder no segmento de sedãs médios.

 

Entretanto, jamais conseguiu repetir esse sucesso no caso dos compactos: seu representante no setor, o Etios [hatch e sedã], apresenta vendas apenas medianas, bem atrás dos líderes da categoria. Um dos motivos apontados para isso é o marketing fraco do produto e seu design pouco atraente.

 

Com o Yaris, a marca pretende trazer um conceito de “Corolla compacto”, a fim de atrair o consumidor que sonha com um Corolla, mas considera seu preço acima de suas possibilidades. Assim, o desafio que o carro enfrentará será duplo: primeiro, ele terá de cumprir a contento a missão que o Etios Sedan não conseguiu, além enfrentar a forte concorrênciado conterrâneo Honda City e de outros sedãs compactos.

 

Ainda não se conhecem muitos detalhes acerca do carro, mas, a partir das imagens divulgadas, pode-se perceber que o design realmente lembra o do Corolla [bem mais que o Etios, pelo menos], embora não possa ser considerado exatamente bonito. Estilo, afinal, nunca foi um forte da Toyota.

 

Na Tailândia, o carro foi lançado com a motorização 1.2, de 86 cv, o que provavelmente não se repetirá no Brasil – aqui, o motor deverá ser derivado do 1.5 que equipa o Etios, podendo até mesmo adotar versões com motorização 1.8 [a mesma que equipa a versão de entrada do Corolla].

 

Em relação a preço, estima-se que no Brasil o Yaris custe, em média, cerca de R$ 20-25 mil a menos que o Corolla, que hoje parte de R$ 91.990.

Barbeiro Digital